Blog

SJP Engenharia

De tijolo em tijolo, construímos sonhos

icone projetos fundo transparente

Projeto hidrossanitário e suas etapas para ser elaborado

Nesse artigo explicamos o que é um projeto hidrossanitário e o processo que a SJP Engenharia utiliza para realizar esse serviço.

O projeto hidrossanitário, faz parte do grupo denominado de projetos complementares (recebe essa denominação todos os projetos que necessita do projeto arquitetônico como base para ser elabora), e pertence ao subgrupo denominado projetos de instalações, é a representação escrita e gráfica detalhada do sistema hidráulico e sanitário de uma edificação.

Esse projeto trata-se do dimensionamento das tubulações e conexões de água fria, água quente, esgoto, ventilação e água pluvial, determinar a locação de todos os pontos de saída de chuveiros e torneiras, assim como determinar a locação de esgoto de ralos e vasos sanitários, e também engloba os pontos de captação de água da chuva, sempre respeitando as Normas Brasileiras, do Município e da concessionária da região.

Como visto, o projeto hidrossanitário contempla todo sistema hidráulico e sanitário, para melhor representação desses sistemas, dividimos o projeto hidrossanitário em 4 partes, que são:

1 – Projeto de água fria:

A proposta do projeto de água fria (água potável à temperatura ambiente) é conceber a instalação de água fria com capacidade de atender aos usuários mediante fornecimento contínuo, preservar a qualidade da água conduzida, com pressões e velocidades adequadas para o perfeito funcionamento das diversas peças de utilização.

2 – Projeto de água quente:

A proposta do projeto de água quente (água potável superior à temperatura ambiente) é conceber a instalação de água quente com capacidade de atender aos usuários mediante fornecimento contínuo, preservar a qualidade da água conduzida, com pressões e velocidades adequadas para o perfeito funcionamento das diversas peças de utilização, visar o melhor uso da água quente, levando em consideração o consumo de energia.

3 – Projeto sanitário

A proposta do projeto sanitário é conceber as instalações de esgoto a coletar e afastar da edificação todos os despejos gerados do uso da água para fins higiênico (também denominada como água residuais ou servidas, mas geralmente mais conhecida como esgoto), encaminhando-os para um destino adequado. O projeto sanitário visa garantir níveis aceitáveis de higiene, segurança, funcionalidade, manutenção, economia e conforto dos usuários. Sendo assim, o projeto sanitário deve permitir: rápido escoamento do esgoto para fora do ambiente e para fora da edificação, não permitindo o seu refluxo, o escoamento deve ser realizado por gravidade devendo possuir uma declividade constante, e não deve permitir que os gases da decomposição do esgoto proveniente da fossa ou do coletor público entrem no ambiente e nas edificações.

4 – Projeto de águas pluviais

A proposta do projeto de águas pluviais é conceber as instalações de águas pluviais a coletar e afastar da edificação toda água oriunda da chuva, encaminhando-os para um destino adequado. Sendo assim, o projeto sanitário deve: permitir recolher e conduzir as águas das chuvas até um local adequado e permitido, conseguir uma instalação perfeitamente estanque, permitir facilmente a limpeza e desobstrução da instalação, permitir a absorção de choques mecânicos, permitir a absorção das variações dimensionais causadas por variações térmicas bruscas, ser resistentes às intempéries e à agressividade do meio, escoar a água sem provocar ruídos excessivos, resistir aos esforços mecânicos atuantes na tubulação e garantir indeformabilidade através de uma boa fixação da tubulação.

O processo para elaborar um projeto hidrossanitário pode ser dividido em 5 etapas que são:

1 – Analise do projeto arquitetônico e projeto estrutural da construção, e de suas necessidades

Nesse momento o projeto arquitetônico é analisado para identificar todos os pontos de saída de chuveiros e torneiras, assim como a locação de ralos e vasos sanitários.

Inicia também a análise e esboço do percurso que as tubulações de água fria, água quente, esgoto e de coleta da água pluvial irá realizar, sendo que o melhor percurso é o que não causa nem uma interferência no projeto arquitetônico e principalmente no projeto estrutural, ou o percurso que causar o menor número de interferência.

2 – Estudos preliminares

2.1 – Estudo de ocupação

É necessário calcular a população fixa de uma edificação, é a quantidade de pessoas que frequentará a edificação diariamente. Para calcular a população fixa, temos que descobrir a taxa de ocupação, que deve se considerar a natureza do local (edificação), se é residencial, se é um escritório, uma loja, um banco, um museu, cinema e etc.

Portanto, com a área total da edificação e com a taxa de ocupação da edificação se obtém a população fixa da edificação.

2.2 – Estudo do consumo diário de água

Para estimar o consumo diário de água da edificação é necessário determinar o consumo per capita, que é obtido ao observar as peculiaridades e características de uso da edificação, as condições climáticas, a tipologia do edifício e a população atendida.

Portanto, com a população fixa da edificação e com o consumo per capita da edificação se obtém o consumo diário de água da edificação.

3 – Dimensionamento do projeto hidrossanítário

Nessa etapa é realizado o dimensionamento dos elementos que compõe projeto hidráulico, sanitário e águas pluviais.

3.1 – Dimensionamento do projeto hidráulico

  • Dimensionamento do hidrômetro
  • Dimensionamento do alimentador predial
  • Dimensionamento do volume de água reservado
  • Dimensionamento do volume da Reserva Técnica de Incêndio – RTI
  • Dimensionamento do reservatório de água potável
  • Dimensionamento do recalque e sucção da água fria
  • Determinação do modelo da bomba
  • Determinação da disponibilidade de vazão e pressão
  • Dimensionamento de colunas, ramais e sub-ramais.

3.2 – Dimensionamento do projeto sanitário

  • Dimensionamento das tubulações do subsistema de coleta e transporte de esgoto sanitário.
  • Dimensionamento dos desconectores e as caixas sifonadas
  • Dimensionamento de ramais, colunas e barriletes de ventilação
  • Dimensionamento das caixas de gordura

3.3 – Dimensionamento do projeto de águas pluviais

  • Determinação do raio hidráulico
  • Determinação da intensidade pluviométrica
  • Dimensionamento da área de contribuição
  • Calculo da vazão de projeto
  • Dimensionamento das calhas

4 – Elaboração das plantas, diagramas, detalhamentos e dos memoriais

Com o dimensionamento realizado, inicia as modificações dos esboços do percurso que as tubulações de água fria, água quente, esgoto e de coleta da água pluvial irá realizar. O esboço se transforme em plantas com todas as especificações as tubulações obtidas no dimensionamento anotadas na planta, facilitando a execução do projeto hidrossanitário na obra.

Após projetar as plantas, é necessário realizar diagramas e detalhamentos de certos elementos ou partes do protejo que não é possível visualizar com precisão nas plantas, mas que são importantes para ajudar na execução do projeto hidrossanitário na obra.

Por final, é realizado a elaboração do memorial descritivo, memorial de cálculo e lista de material

5 – Emissão das pranchas

Como visto na etapa anterior, existe vários elementos que traz informações sobre as as instalações hidrossanitária, portanto, tem que organizar os mesmo em pranchas, para então ser plotadas e enviadas ao cliente. Geralmente é enviado:

  • Memorial descritivo
  • Memorial de calculo
  • Lista de materiais
  • Plantas
  • Diagramas
  • Detalhes

Embora o projeto hidrossanitário faz parte do grupo denominado de projetos complementares, isso não significa que ele não seja importante, que ele seja dispensável. Ao contrário, o projeto hidrossanitário é indispensável para ter uma edificação segura, econômica, eficiente em relação a utilização da água fria potável e água quente, e eficiência em relação ao devido destino dado ao esgoto e água pluvial.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
De tijolo em tijolo, construímos sonhos

Somos uma empresa com atuação na área de elaboração de projetos e realizamos a administração e gestão de obras, atendendo obras de casas, apartamentos, salas comerciais, shoppings e igrejas, sempre preocupada com qualidade, inovação e garantir a satisfação dos nossos clientes.

Post Relacionados
Nossos Serviços

Execução De Obras

Execução De Reformas

Projetos Arquitetônico E Complementares

Regularização De Imóveis

Nossos Serviços

EXECUÇÃO DE OBRAS E REFORMA

PROJETO DE ENGENHARIA CIVIL

REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Mais Posts
Mais Posts