O projeto estrutural é o responsável pela segurança estrutural e durabilidade da edificação, e faz parte do grupo denominado de projetos complementares (recebe essa denominação todos os projetos que necessita do projeto arquitetônico como base para ser elaborado), sendo que o engenheiro civil é o único profissional capacitado para elaborar um projeto estrutural.
Esclarecendo o que é um projeto estrutural, é um conjunto de documentos com informações, representada de forma gráfica e escrita, do dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilar, viga, laje, etc.) da edificação.
Para elaborar o projeto estrutural, o engenheiro tem que levar em consideração diversas condições, das quais as mais importantes são:
- Laudo de sondagem do terreno;
- Levantamento topográfico;
- Características das edificações vizinhas;
- Características do projeto arquitetônico;
- A classe de agressividade ambiental;
- A resistência do concreto;
- A ação do vento;
- Cargas permanentes;
- Cargas acidentais.
O processo para elaborar um projeto estrutural pode ser dividido em 6 etapas que são:
1 – Concepção estrutural:
Existem diferentes sistemas estruturais, temos o concreto armado, estrutura metálica, concreto pré-moldado, alvenaria estrutural, etc. Portanto, a etapa de concepção estrutural consiste em o engenheiro civil definir qual sistema estrutural irá utilizar para a edificação, tendo como foco o equilíbrio entre viabilidade técnica e econômica.
Para definir qual sistema estrutural utilizar, o engenheiro tem que levar em consideração as condições citadas no parágrafo acima.
Entretanto, tem casos em que o sistema estrutural é escolhido pelo proprietário da edificação ou construtora, pois os mesmos possuem preferência para um tipo de sistema estrutural.
2 – Pré-dimensionamento:
Nessa etapa é realizada a locação e uma definição prévia das dimensões dos elementos estruturais (pilar, viga, lajes, etc.), e a definição das ações e combinações que atuarão na estrutura.
3 – Modelagem:
É o processo de lançamento dos elementos estruturais (pilar, viga, lajes, etc.) em um programa de computador (software) especifico para projeto de estruturas, que auxiliará o engenheiro a elaborar os projetos estruturais.
4 – Análise estrutural:
O engenheiro nesse momento irá analisar o comportamento da estrutura quando submetida às ações definidas na etapa de pré-dimensionamento, sempre analisando tanto no Estado Limite Último (ELU) quanto no Estado Limite de Serviço (ELS). Caso os resultados obtidos não forem satisfatórios, deve ser realizado melhorias nos elementos estruturais e seus vínculos.
5 – Detalhamento:
Após obter o melhor resultado dos elementos estruturais (pilar, viga, laje, etc.), chegou a hora de detalhar eles. O detalhamento consiste em apresentar de forma gráfica e escrita o elemento estrutural.
6 – Emissão das pranchas:
Realizado o detalhamento de todos os elementos estruturais (pilar, viga, laje, etc.), tem que organizar os mesmo em pranchas, para então serem plotadas e enviadas ao cliente. Geralmente é enviado:
- Planta de forma de todos os pavimentos
- Planta de locações
- Cortes
- Armação dos pilares
- Armação de vigas
- Armação de lajes
- Relatório de quantitativo de material
- Memorial de cálculo
- Memorial descritivo
Neste artigo, descobriu o que é um projeto estrutural e quais são as etapas para elaborar um, e que esse é um serviço que somente um engenheiro civil é capacitado em realizar.
Embora o projeto estrutural faz parte do grupo denominado de projetos complementares, isso não significa que ele não seja importante, que ele seja dispensável. Ao contrário, o projeto estrutural é indispensável para se ter uma edificação com segurança estrutural, alta durabilidade e econômica.