Blog

SJP Engenharia

De tijolo em tijolo, construímos sonhos

icone projetos fundo transparente

Projeto arquitetônico e suas etapas para ser elaborado

Nesse artigo explicamos o que é um projeto arquitetônico e o processo que a SJP Engenharia utiliza para realizar esse serviço.

O projeto arquitetônico é a representação gráfica e escrita de uma ideia (um espaço imaginário, um ambiente), que irá atender as necessidades habitacionais e de convivência de uma pessoa, de um coletivo, da sociedade, tendo como foco a melhoria na qualidade de vida e funcionalidade.

Gostamos de dizer que o projeto arquitetônico é o sonho (as ideais) do cliente transformado em um desenho, e para facilitar o entendimento do projeto, a SPJ Engenharia apresenta para o cliente uma versão em 3D.

O projeto arquitetônico define a quantidade, tamanho e posição dos ambientes da edificação, assim como portas e janelas, sempre respeitando o Código de Edificações do Município e as Normas Brasileiras.

Para elaborar o projeto arquitetônico, o processo utilizado pela SJP Engenharia consiste em 5 etapas, que são:

1 – Pré-projeto ou Levantamento de Dados:

Visa estudar as características do terreno e entorno, e entrevistar o cliente, que pode ser uma família, um empresário que vai construir sua loja ou escritório, ou um incorporador que busca um maior lucro com a comercialização do seu empreendimento.

Nesse momento o cliente irá explicar o que deseja da edificação, para qual fim será o seu uso, exemplo residência, loja, escritório, depósito e etc. Define a quantidade, tamanho e especificidade de cada ambiente, o padrão, matérias e tipo de construção, assim como a expectativa de custo do cliente.

2 – Anteprojeto ou Estudos Preliminares:

Com os dados obtidos na etapa do pré-projeto, já é possível iniciar o projeto com fins de apresentar ao cliente. Geralmente é apresentado ao cliente, podem variar de acordo com as peculiaridades de cada projeto:

  • planta baixa
  • planta de implantação ou planta de locação
  • planta de cobertura
  • cortes
  • fachadas
  • maquetes

O importante nessa etapa é que o cliente entenda a proposta, pois nesse momento é preciso que o cliente dê sua opinião sobre o projeto, falar se gostou ou não, se precisa alterar algo e etc. Para que então, seja feita uma análise técnica das considerações levantadas pelo cliente.

Se for possível tecnicamente atender as considerações do cliente, serão feitas revisões no projeto, caso não for possível atender as considerações do cliente, será explicado os motivos.

A etapa de anteprojeto (ou estudos preliminares), consiste em elaborar e apresentar o projeto ao cliente, de maneira com que o mesmo entenda a proposta, e essa etapa só encerra quando receber a aprovação do cliente. Assim evita de ter alterações na etapa seguinte.

3 – Projeto Legal:

Após a aprovação do projeto pelo cliente, inicia a elaboração do projeto legal, que é o que será utilizado para a aprovação na Prefeitura, por possuir todos os detalhes exigidos.

Essa etapa consiste em configurar o anteprojeto de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes e encaminha-lo para aprovação. Portanto, nessa etapa, já não se altera o projeto, apenas acrescenta todos os detalhes exigidos pelos órgãos competentes, e essa etapa é encerrada quando o projeto é aprovado pela Prefeitura, se for o caso de a obra ser em um condomínio, é necessário ser aprovado pelo condomínio também.

Se ocorrer uma alteração do projeto arquitetônico nesse momento, significa que voltamos para a etapa de Anteprojeto, e essa alteração terá de ser aprovada pelo cliente e então será iniciada a etapa de Projeto Legal, isso causa retrabalho e prejuízo.

4 – Compatibilização

Uma alteração no projeto legal (projeto arquitetônico) já aprovado pela Prefeitura causaria retrabalho, prejuízo, e perda de tempo, pois o projeto terá de ser aprovado novamente pela prefeitura. Como ninguém quer que isso ocorra, as vezes em que acontece alterações nesse momento são pequenas.

E para não ter retrabalho e prejuízo com os projetos complementares (é denominado de projeto complementar todos os projetos necessários para construir uma edificação que necessita do projeto arquitetônico como base para ser elaborado), eles são iniciados após o projeto legal ser aprovado pela Prefeitura.

Portanto, assim que o projeto legal (projeto arquitetônico) é aprovado pela Prefeitura, e em alguns casos aprovado pelo condomínio também, inicia a elaboração dos projetos complementares.

A compatibilização é a análise de todos os projetos (projeto arquitetônico e complementares) de uma edificação como sendo um único sistema, observando se apresenta interferência de um projeto em outro que impossibilita a execução da obra ou de um componente, tecnicamente conhecido como erro por falta de compatibilidade entre os projetos. Logo a etapa de compatibilização só é possível após todos os projetos estarem prontos.

Depois de realizar essa análise, deve corrigir todos os erros de compatibilização, isso consiste em realizar revisões nos projetos. Tem que lembrar que erros construtivos devido a erros de compatibilização causa transtorno, retrabalho e é comum causar grandes prejuízos.

5 – Projeto Executivo

Com as analises levantadas na etapa de compatibilização inicia a revisão no projeto legal, finalizado a revisão, o projeto legal passa a ser chamado de projeto executivo.

O projeto executivo é a representação final do projeto arquitetônico, é o que possui mais informações técnicas, por já considerar os demais projetos complementares. Portanto, é o projeto executivo que será utilizado na obra, por possui mais detalhes, isso facilitará o trabalho da equipe que executará a obra, e ajuda a evitar erros construtivos, retrabalho, atrasar a obra e prejuízo

Olhando todas as etapas que envolve a elaboração do projeto arquitetônico percebe-se que é complexo, e fica evidente que ele é extremamente necessário. Como já citado acima, o projeto arquitetônico tem que ser aprovado pela Prefeitura, e em alguns casos, pelo condomínio, e é usado como base para a elaboração dos projetos complementares.

Portanto ter um projeto arquitetônico é essencial para ter uma obra planejada, segura e regularizada pelos órgãos competentes.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
De tijolo em tijolo, construímos sonhos

Somos uma empresa com atuação na área de elaboração de projetos e realizamos a administração e gestão de obras, atendendo obras de casas, apartamentos, salas comerciais, shoppings e igrejas, sempre preocupada com qualidade, inovação e garantir a satisfação dos nossos clientes.

Post Relacionados
Nossos Serviços

Execução De Obras

Execução De Reformas

Projetos Arquitetônico E Complementares

Regularização De Imóveis

Nossos Serviços

EXECUÇÃO DE OBRAS E REFORMA

PROJETO DE ENGENHARIA CIVIL

REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Mais Posts
Mais Posts