Blog

SJP Engenharia

De tijolo em tijolo, construímos sonhos

icone regularização de imóveis fundo transparente

O que é a regularização de imóveis?

Nesse artigo explicamos o que é a regularização de imóveis, um dos serviços que a SJP Engenharia realiza para seus clientes.

A regularização de imóvel é um processo que consiste em tornar legal uma edificação de acordo com as leis de zoneamento e o Código de Obras do Município em que a mesma se encontra, assim, obtendo todos os documentos que comprove a legalidade da edificação e a comprovação da posse da edificação, junto aos órgãos competentes.

Quais são as vantagens da regularização de imóveis?

A principal vantagem de realizar a regularização do imóvel é a segurança de ter o real direito à propriedade, pois, possui todos os documentos que comprova a posse do imóvel. Mas, ter um imóvel regularizado traz outras vantagens bastante interessantes, tais como:

  • ter maior valor no mercado imobiliário devido a segurança que um imóvel regularizado traz ao comprador;
  • ter a possibilidade de vender para um comprador que necessita de um financiamento imobiliário para realizar a compra;
  • realizar a hipoteca do imóvel, que é o empréstimo com garantia em imóvel;
  • em caso de imóveis para uso comercial ou industrial, será possível obter os alvarás de licença e funcionamento, exigidos e emitidos pelos órgãos competentes;
  • em alguns casos redução do importo sobre o imóvel cobrado pela prefeitura.

É importante regularizar um imóvel?

Um dos maiores problemas de ter um imóvel irregular, é a impossibilidade de registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis. Isso dificulta a venda do imóvel, pois os bancos não financiam e nem realiza a hipoteca, e as imobiliárias não costuma vender, imóveis sem registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Além da dificuldade em realizar negociações com o imóvel, caso o proprietário não tenha escritura e registro do imóvel em cartório, não há qualquer tipo de confirmação legal de que o imóvel lhe pertence, isso até mesmo pode ocasionar na perda da propriedade.

Isso acarreta no desinteresse pela transação por parte do comprador e consequente desvalorização do imóvel, pois, traz insegurança jurídica ao comprador, o mesmo após a aquisição do imóvel não terá documento que comprove a posse do imóvel, deixando-o sujeito a possíveis golpes.

Como é o processo para a regularização de imóveis?

Primeiro vamos abordar o processo de regularização de imóveis que estão irregulares por três motivos:

  • imóvel com edificação construída sem ser aprovada pela Prefeitura, sem ter o projeto aprovado e/ou sem ter o certificado de conclusão de obra;
  • reforma realizada no imóvel que alterou a planta da edificação aprovada pela Prefeitura e que não foi aprovada pela Prefeitura;
  • mudança na forma de utilização da edificação, era uma edificação de uso residencial, mas agora está sendo usada como comercial ou industrial, ou vice-versa.

Para esses motivos acima é necessário regularizar o imóvel junto a Prefeitura, além de também no Cartório de Registro de Imóveis, para isso é necessário a assessoria de um engenheiro civil cadastrado na Prefeitura Municipal e registrado no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado.

O engenheiro civil, se responsabiliza pelo processo de regularização do imóvel, para tanto, será realiza uma analisa da segurança da estrutura e das instalações da edificação, e também uma analisa se a edificação obedece a todas exigências do Código de Edificações do Município. Portanto, com as análises iniciais, é possível saber os custos para regularizar o imóvel.

Vale ressaltar que um dos motivos que faz a regularização de imóveis onerosa é quando ocorre a necessidade de realizar alterações na edificação, para então adequá-las as exigências do Código de Edificações do Município.

Além desses três motivos acima citado, existem vários outros motivos que coloca o imóvel como irregular, tais como:

  • imóvel sem escritura, que pode ser uma consequência dos motivos acima citado ou devido ao fato do proprietário não ser quem consta na matrícula do imóvel;
  • imóvel vendido utilizando contrato particular de compra e venda, conhecido como contrato de gaveta;
  • imóvel que contém dívida perante a Prefeitura;
  • imóvel que contem dívida perante ao condomínio;
  • imóvel com dívida perante ao banco devido ao atraso no pagamento do financiamento imobiliário.

Portanto, a regularização de imóveis tem por finalidade legalizar edificações construídas sem prévia licença dos órgãos reguladores, sem atender as legislações municipais e sem atender o Código de Edificações do Município. Por mais que a regularização de um imóvel seja onerosa e demorada, é necessária, pois previne outros problemas no futuro.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
De tijolo em tijolo, construímos sonhos

Somos uma empresa com atuação na área de elaboração de projetos e realizamos a administração e gestão de obras, atendendo obras de casas, apartamentos, salas comerciais, shoppings e igrejas, sempre preocupada com qualidade, inovação e garantir a satisfação dos nossos clientes.

Post Relacionados
Nossos Serviços

Execução De Obras

Execução De Reformas

Projetos Arquitetônico E Complementares

Regularização De Imóveis

Nossos Serviços

EXECUÇÃO DE OBRAS E REFORMA

PROJETO DE ENGENHARIA CIVIL

REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Mais Posts
Mais Posts