A compatibilização de projeto é a análise do projeto arquitetônico e complementares, (é denominado de projeto complementar todos os projetos necessários para construir uma edificação que necessita do projeto arquitetônico como base para ser elaborado), de uma edificação como sendo um único sistema, e resolver os problemas encontrados nessa análise.
Logo a compatibilização de projeto só é possível ser realizada após todos os projetos necessários a uma edificação estarem prontos. Dentre os projetos analisados, podemos citar: arquitetônico, estrutural, fundação, hidrossanitário, elétrico, prevenção de incêndio, impermeabilização e outros.
Analisar todos os projetos como sendo um único sistema, tem como objetivo observar se existe interferência de um projeto em outro que impossibilita a execução da obra ou de um componente, tecnicamente conhecido como erro por falta de compatibilidade entre os projetos.
É importante entender que interferência de um projeto em outro é comum, sempre ocorreu e continuará ocorrendo. Pois, o motivo disso ocorrer, é devido a forma fragmenta do setor de projetos da indústria da construção.
Devido a grande quantidade de projetos que são necessários para construir uma única edificação, por exemplo, arquitetônico, estrutural, fundação, hidrossanitário, elétrico, o que ocorre é que cada projeto é realizado por um profissional diferente.
Por exemplo, na maioria das vezes que uma pessoa ou empresa vai construir uma edificação, contrata o projeto arquitetônico com um profissional, o projeto estrutural com outro profissional, o projeto de fundação com outro profissional e por aí vai, contratando de forma fragmentada os profissionais para desenvolver os projetos.
Assim, os projetos são feitos por profissionais diferentes, e nos casos dos projetos complementares, alguns podem ser feitos ao mesmo tempo que outros. Então as vezes não tem comunicação entre esses profissionais, as vezes eles nem se conhecem, isso ocorre devido a forma de contratação desses profissionais.
Essa fragmentação do setor de projetos da indústria da construção, e a falta de comunicação entre os profissionais desenvolvendo os projetos, infelizmente ocasiona a interferência de um projeto em outro, o erro por falta da compatibilização.
Esse erro, interferência de um projeto em outro, causa transtorno e retrabalho, quando é detectado na fase de elaboração dos projetos, portanto antes de iniciar a construção da edificação.
Mas, se esse erro é detectado durante a construção, além do transtorno, retrabalho e atraso na obra, é comum causar grandes prejuízos financeiro. E as vezes esse erro é descoberto somente depois que a obra é finaliza, o que agrava ainda mais o transtorno, o retrabalho e o prejuízo financeiro.
Por esses motivos é necessário realizar a compatibilização de projeto, e o melhor momento para fazer esse procedimento é na fase de elaboração dos projetos, após todos os projetos da edificação estarem prontos, e antes de iniciar a construção.
Com a análise e as soluções encontradas com a compatibilização de projeto, é possível fazer revisões nos projetos que estão interferindo um no outro antes do início da obra, assim evita correções durante a obra e erros construtivos devido a erro por falta de compatibilidade entre os projetos. Eliminando os transtornos, retrabalhos, atrasos e prejuízos financeiros causados pela falta de compatibilidade entre os projetos.